Notícias em Destaque

Banco Central começa a testar o Pix, sistema de pagamentos instantâneos

SISTEMA DE PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS do Banco Central, tão comentado pelo mercado financeiro, já tem data para estrear: 16 de novembro. O sistema batizado de Pix terá adesão obrigatória de instituições financeiras e de pagamentos com pelo menos 500 mil contas ativas.
A plataforma vai oferecer transferências entre contas, pagamentos via QR Code e recolhimento de guias da União (GRU). Todas essas funcionalidades estarão disponíveis desde o lançamento do sistema. Algumas delas serão disponibilizadas já no dia 3 de novembro, quando o BACEN fará o pré-lançamento da plataforma.
A intenção do Banco Central é substituir gradativamente as transações com dinheiro em espécie ou via TED e DOC. Os pagamentos instantâneos serão feitos em alguns segundos e funcionarão por 24 horas todos os dias da semana.
Sede do Banco Central, em Brasília / Foto: Shutterstock
Nesta matéria, a Consumidor Moderno mostrou quais os pontos de discussão mais importantes acerca do sistema de pagamentos instantâneos e quais os benefícios da plataforma.
“A definição do nome da marca, já agora em fevereiro, demonstra o comprometimento do Banco Central do Brasil em lançar o PIX em novembro deste ano”, João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central
Mello explica que a obrigatoriedade do Pix alcançará cerca de 30 instituições, responsáveis por mais de 90% das contas transacionais ofertadas no Brasil. As empresas que não têm mais de 500 mil contas de clientes ativos poderão optar por aderir ao sistema.
A expectativa é que o sistema de pagamentos instantâneos favoreça a competição em um setor altamente concentrado.
“Temos convicção de que esse novo meio de pagamento inserido em um ambiente aberto, competitivo e seguro, trará mais eletronização e eficiência ao mercado de pagamentos de varejo, permitindo desenvolvimento de soluções focadas na experiência do cliente e que permitam mais inclusão”, comenta Mello.

VANTAGENS

TRANSFERÊNCIA ENTRE CONTAS
PAGAMENTOS VIA QR CODE
RECOLHIMENTO DE GUIAS DA UNIÃO (GRU)
MAIS CONVENIENTE
MAIS BARATO

Nenhum comentário

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.