Comments System

Breaking News

FELIZ ANIVERSÁRIO RLAM - REFINARIA LANDULPHO ALVES MATARIPE 1950 - 2020

 UMA LUZ NA NOITE DO BRASIL

Essa foi a frase denominada para definir a RLAM – Refinaria Landulpho AlvesUMA LUZ NA NOITE DO BRASIL” quando da comemoração pela passagem dos seus 50 anos em 2000.

Foto: Adenor Gondim pgs. 18 e 19

A RLAM, é a primeira grande refinaria estatal de petróleo do Brasil, nasce no Recôncavo Baiano refinando com o espirito ousado dos grandes pioneiros do refino. Circundada por três cidades que as viram crescer: Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde a refinaria trouxe riquezas e trabalho para essas cidades.

Foto: Arquivo RLAM
A força de trabalho inicial na instalação da refinaria deu-se basicamente advinda dessas cidades, assim fazendo com que ganhasse agilidade na construção por conta da sua localização.

Foto: Arquivo RLAM

De acordo com o LIVRO UMA LUZ NA NOITE DO BRASIL:

“A RLAM vem acompanhando e participando ativamente do processo de desenvolvimento da Bahia, sendo boa parte, responsável pela implementação da nova onda de crescimento regional cujo forte é a formação da cadeia produtiva de petróleo iniciada com a RLAM e reafirmada com o Polo Petroquímico de Camaçari e cuja implementação, em curso, consolida, irreversivelmente, a afirmação da Bahia como um dos mais progressistas estados do país”. (Trecho do Livro Uma luz na noite do Brasil Refinaria Landulpho Alves - MATARIPE 50 anos de História SAGA VITORIOSA p. 8)
Foto: Adenor Gondim, pgs  271 2 272

 “As obras de terraplanagem e de engenharia foram iniciadas 1m 1947. Cerca de 1.700 pessoas trabalharam duro, dia e noite, para a edificação da Refinaria. A formação tecnológica dos responsáveis pelo empreendimento veio dos Estados Unidos. Os trabalhadores eram oriundos dos canaviais, dos engenhos e das atividades agrícolas e pesqueiras da região. ”( Trecho do Livro Uma luz na noite do Brasil Refinaria Landulpho Alves - MATARIPE 50 anos de História SAGA VITORIOSA p. 16)

De 1950 a 2020 são 70 anos que a RLAM Refinaria Landulpho Alves - MATARIPE está gerando riquezas para o Brasil e para a Bahia na produção e refino de petróleo.

Fonte:Livro Uma luz na noite do Brasil Refinaria Landulpho Alves - MATARIPE 50 anos de História  1950 - 2000

 

Nenhum comentário

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.