Comments System

Breaking News

FAKE NEWS - CUIDADO MUITA ATENÇÃO

 FAKE NEWS, CRUEL NA VIDA REAL E NO VIRTUAL

03/08/2021 - 22:00 / Atualizado em 03/08/2021 - 23:27

OPINIÃO

Na vida existem situações que não se deve passar, com o advento da internet passamos por coisas que nunca se imagina.

Uma dessas situações é o constante ataque de FAKE NEWS, ou seja, mentiras sendo divulgadas a todo instante por pessoas inescrupulosas, grupos como o “Gabinete do ódio” martelando a cada segundo uma mensagem que atinge pessoas mortalmente.

E, essas informações são repassadas por grupos de família, amigos, trabalho, sem nem as pessoas se darem a curiosidade de verificar se essas notícias são verdadeiras ou não. Para clarear as mentes segue aqui algumas informações sobre FAKE NEWS.

O que são Fake News?

Fake News são notícias falsas divulgadas principalmente nas redes sociais. Os boatos têm informações irreais que apelam para o emocional do leitor/espectador.

Fake News são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas).


As Fake News têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se é verdade seu conteúdo.


poder de persuasão das Fake News é maior em populações com menor escolaridade e que dependem das redes sociais para obter informações. No entanto, as notícias falsas também podem alcançar pessoas com mais estudo, já que o conteúdo está comumente ligado ao viés político.


Como surgiu o termo Fake News?

O termo Fake News ganhou força mundialmente em 2016, com a corrida presidencial dos Estados Unidos, época em que conteúdos falsos sobre a candidata Hillary Clinton foram compartilhados de forma intensa pelos eleitores de Donald Trump.


Apesar do recente uso do termo Fake News, o conceito desse tipo de conteúdo falso vem de séculos passados e não há uma data oficial de origem. A palavra “fake” também é relativamente nova no vocabulário, como afirma o Dicionário Merriam-Webster. Até o século XIX, os países de língua inglesa utilizavam o termo “false news” para denominar os boatos de grande circulação.


As Fakes News sempre estiveram presentes ao longo da história, o que mudou foi a nomenclatura, o meio utilizado para divulgação e o potencial de persuasão que o material falso adquiriu nos últimos anos. 

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm


Mas, voltando ao Brasil, a divulgação de notícias faltas não ocorreu somente a partir das eleições de 2018, mas desde o pleito de 2014, e vem intensificando-se de forma bastante significativa, gerando uma sombra extremamente preocupante em relação às instituições do país e ao processo democrático.

"O impacto disso é a distorção brutal da informação, um processo de difamação e destruição de reputações consistentemente planejado e a quebra de confiança nas instituições, sendo este o aspecto mais nocivo e pérfido desse processo". afirmou Marco Aurelio Rudieger

Uso de robôs

O pesquisador ressaltou que perfis usam robôs “maliciosos”, totalmente automatizados, que influenciam não só as pessoas, mas também outros robôs, que replicam a disseminação de informações falsas, repassadas sucessivamente pelos usuários humanos, gerando uma “onda de impacto”.

"Nas eleições de 2014 houve a utilização de robôs por vários campos. No primeiro turno das eleições de 2018, o centro político foi mais fraco na utilização desses mecanismos, usados de forma intensa nas polaridades", afirmou Rudieger 

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias 

Vídeo experimento realizado pela Rede Globo em 2019.

Campanha emocionante da Fernanda Gentil sobre Fake News.

Avaliemos quantas vezes fazemos isto nas redes sociais, e se realmente vale a pena.


Será que voce também já não afetou a vida real de alguém, repassando informações mentirosas? 

Para o seu grupo de família, seu grupo de amigos, seu grupo de trabalho.

Pense e repense em suas atitudes. As informações podem ser checadas em diversos sites como por exemplo:


1 - https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/ 

2- https://g1.globo.com/fato-ou-fake/

3- https://www.e-farsas.com/

4 - https://www.boatos.org/


Com informações de Gutemberg Suzarte para o www.gutembanews.com.br




 


Nenhum comentário

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.