Comments System

Breaking News

IBGE MOSTRA NOVO MAPA MÚNDI E COLOCA BRASIL NO CENTRO DO MUNDO

 

        BRASIL


Professor de cartografia elogia mapa do IBGE que coloca o Brasil no centro do mundo: 'Tira essa visão eurocêntrica'


Especialistas explicam que divisão tradicional é baseada em convenção que toma como referência o Meridiano de Greenwich, que cruza cidade de mesmo nome na Inglaterra

Por Isa Morena Vista* 13/04/2024 04h30  


O novo formato de mapa-múndi lançado pelo IBGE esta semana, colocando o Brasil no centro da Terraganhou elogios no meio da cartografia. Embora especialistas esclareçam que o modelo tradicional, onde a América do Sul aparece à esquerda, toma como base o Meridiano de Greenwich, a mudança é vista como simbólica dentro da geopolítica.

Veja mais detalhes: Brasil aparece no centro do mundo em novo mapa do IBGE

Cúpula do G20: Tudo o que você precisa saber sobre o evento que acontece no Brasil 

- É uma decisão que eu concordo, que tira essa visão eurocêntrica. Dará uma posição melhor do Brasil para o mundo — resume Paulo Marcio Leal de Menezes, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do GeoCart (Laboratório de Cartografia), frisando que o mapa mais usado segue uma "convenção". - Convencionou-se que o meridiano de origem era o Greenwich.

A divisão habitual não é adotada apenas para fins de distribuição espacial dos países dentro do mapa. Ela também é adotada, por exemplo, para separar o mundo entre Ocidente e Oriente, na medição da longitude e na definição de parâmetros para os fusos horários.

Mosaico heterogêneo: G20 se consolidou como principal fórum de diálogo entre as maiores economias do planeta

O Meridiano de Greenwich foi definido como sendo o marco zero em longitude e passa pela cidade de mesmo nome na Inglaterra — explica o professor Marcelo Nero, do Departamento de Cartografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


'Forma singular do país ser visto'

O novo mapa foi apresentado esta semana durante evento na Casa G20, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, e entregue pessoalmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo presidente do IBGE, Marcio Pochmann, no mês passado, no Palácio Alvorada, em Brasília. O mapa tem destaque para os países que compõem o grupo das 20 maiores economias do mundo, o G20, atualmente presidido pelo Brasil, além das nações que possuem representação diplomática brasileira.

De acordo com o IBGE, o mapa é uma “oportunidade de mostrar uma forma singular do país ser visto em relação a esse grupo de países e ao restante do mundo”. O Rio de Janeiro vai sediar em novembro de 2024 a cúpula dos chefes de Estado do G20.

O mapa faz parte da 9ª edição do Atlas Geográfico Escolartradicionalmente produzido pelo IBGE e referência para o público estudantil, que também foi lançado na terça-feira, na Casa de Cultura Laura Alvim, sede da Casa G20. A publicação trouxe indicadores selecionados para os países do G20, dentre eles o Brasil.

"Como um símbolo da imagem de um país, cabe ao IBGE apresentar às autoridades que representam o Brasil esse novo mapa, essa nova publicação”, destacou Pochmann em publicação no X (antigo Twitter).

O mapa-múndi também foi entregue ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e ao ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

(*estagiária sob supervisão de Luã Marinatto)

Com informações do site: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2024/04/13/professor-de-cartografia-elogia-mapa-do-ibge-que-coloca-o-brasil-no-centro-do-mundo-tira-essa-visao-eurocentrica.ghtml para o repórter Gutemberg Suzarte DRT 0007028/BA do site: : https://www.gutembanews.com.br/



Nenhum comentário

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.