VAQUEIRO NO PORTAL DO SERTÃO - CENAS URBANAS
CULTURA NORDESTINA
14 de Novembro de 2025 | atualizado em 14/11/25 ás 21:52
O Cenas Urbanas foi idealizado para promover exposições de fotografia itinerante, com temas que envolvam aspectos sociais, históricos e culturais presentes no cotidiano. Utilizando-se do olhar crítico e artístico para abordar assuntos referentes à salvaguarda da memória individual e coletiva, a fim dar visibilidade aos patrimônios material e imaterial, as práticas provenientes da cultura popular, e abordar diversos temas sociais.
Para a primeira edição, a exposição é sobre “A Cultura do Vaqueiro no Portal do Sertão”, tema que remete aos primórdios da origem da urbe sertaneja no século XVIII, e como a sua imponente influência permanece em dias atuais. Os registros fotográficos versaram em torno de aspectos históricos e culturais presentes na sociedade contemporânea, que se coadunam como parte integrante da identidade do Território do Portal do Sertão, localizado no Estado da Bahia. As manifestações culturais expressadas por meio das festas e cavalgadas do vaqueiro, perpassadas de geração em geração, e a influência da referida cultura no vestuário, comportamento e na linguagem de uma parcela da população, foram os principais objetos de abordagem.
FOTOGRAFIAS DO SERTÃO:
O fotografo Antonio Neto, ressalta que:
"Nós construímos a ideia e fomos explorar a cidade fomos em diversos locais como, entre o Campo do Gado, ExpoFeira, Jaguara, Alecrim Miúdo e entre outros lugares"
Gutemberg Suzarte define como foi a inspiração dele para realizar essa exposição:
"A inspiração para fotografar o vaqueiro veio de uma chamada bem impactante porque a cultura do vaqueiro em Feira de Santana está se acabando, está sendo esquecida"
Professor Pericles Mendes fez uma explanação da fotografia:
"A fotografia ela trás um índice espacial, que é essa paisagem marcada pela cultura e a fotografia tem esse poder de abranger esses espaços, que são permeados pelo ser o que é o fotografo"
Professora Luciana Rodrigues faz uma observação muito plural sobre a cultura do Vaqueiro:
"A história de Feira de Santana é a cultura do vaqueiro, e que ela vem acrescentando novos artistas vieram mas aí foi o que desconstruindo a história do vaqueiro, então quando nós vemos uma exposição dessa nos mostramos que a história do vaqueiro está preservada"
A estudante da UEFS Amanda Barbosa enfatiza que:
"É muito importante esse tipo de movimentação para a gente estar sempre resgatando as memorias e não deixar que elas se percam como tempo"
O diretor do Museu Casa do Sertão Cristiano Cardoso lembra que:
" O Museu Casa do Sertão está a 47 anos atuando na valorização nas mais diferentes expressões culturais em Feira de Santana e a figura do vaqueiro é tema central tendo em vista que é uma das inspirações, então essa mostra é muito bem vinda".
Nenhum comentário
AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.