Notícias em Destaque

Facebook derruba perfis de fake news ligados ao PSL e à família Bolsonaro

Por alan.alex@painelpolitico.com


Facebook derrubou nesta quarta-feira, 8, uma rede com 88 contas, páginas e grupos ligados a funcionários dos gabinetes de Jair Bolsonaro  e aliados, informa O Globo.
Entre esses aliados estão, além de Flávio e Eduardo Bolsonaro os deputados estaduais Alana Passos e Anderson Moraes, ambos do PSL do Rio.

De acordo com a rede social, todos os perfis removidos –tanto no Facebook como no Instagram– agiam para enganar sistematicamente o público, sem informar a verdadeira identidade dos administradores, desde as eleições de 2018. Eles mobilizavam uma audiência de mais de 2 milhões de pessoas.

Os dados foram analisados por pesquisadores americanos do Digital Forensic Research Lab, especializados no combate à desinformação, às fake news e à violação de direitos humanos em ambientes on-line.

A nota em que o Facebook explica a remoção dos conteúdos diz que o esquema envolvia a combinação de contas duplicadas e falsas, cujo objetivo era evitar a fiscalização da plataforma.

Os perfis representavam pessoas fictícias, que publicavam conteúdos em páginas simulando a atividade de veículos de imprensa.

Fonte: Facebook

Nenhum comentário

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.