Comments System

Breaking News

Polarização com PT, mas não com Lula

 Nos bastidores, governo admite que queria polarização com PT, mas não com Lula

Avaliação é que o petista atrapalha os planos de Bolsonaro de se capitalizar entre os mais vulneráveis e força o presidente a colocar a vacinação e combate à pandemia como prioridade – algo que ele nunca fez.

11/03/2021 08h42  

não foi comemorada pelo Palácio do Planalto mas, sim, vista com cautela. Nos bastidores, integrantes do governo admitem que sempre torceram pela polarização com o PT em 2022 – mas não com Lula como rival e, sim, um outro candidato do partido.


O governo tem monitorado os desdobramentos políticos da decisão do STF que liberou a candidatura de Lula e feito análises reservadas.


Ainda há uma expectativa no governo, segundo relatos obtidos pelo blog, que o STF dê a palavra final a respeito da candidatura ou não de Lula.


Usando máscara, Bolsonaro sanciona lei que facilita compra de vacinas


Enquanto aguarda desfechos, a primeira avaliação feita por um grupo de auxiliares presidenciais é que o ex-presidente tem autoridade para falar em temas como desigualdade social e combate à pobreza – e que isso atrapalha os planos do governo de capitalizar popularidade entre setores mais vulneráveis da sociedade, como a população que recebeu o Auxílio Emergencial.

E essa avaliação preocupa a equipe econômica: antes de Lula, já havia uma sinalização do governo de guinada para uma agenda populista. Agora, interlocutores do ministro da Economia, Paulo Guedes, temem que o governo abandone a agenda liberal para fazer frente ao ex-presidente de olho em 2022.

A segunda avaliação do grupo que acompanhou o discurso de Lula é de que o retorno do ex-presidente ao tabuleiro eleitoral põe para escanteio, por ora, partidos de centro – que têm planos de candidaturas – e força o governo a defender a vacinação e o combate à pandemia como prioridade, o que nunca foi feito pelo Planalto.

Com adversário gente grande, não há espaço para brincar de ideologia”, diz esse assessor.

Fonte:https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2021/03/11/nos-bastidores-governo-admite-que-queria-polarizacao-com-pt-mas-nao-com-lula.ghtml 


Nenhum comentário

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.