Comments System

Breaking News

A DANÇA DAS CADEIRAS CONGRESSO NACIONAL

 ELEIÇÕES

Partido de Bolsonaro elege 99 deputados na Câmara, seguido do PT, com 80

Com a maior bancada na Câmara Federal, o bolsonarismo cresceu no Congresso em relação às eleições de 2018

03/10/2022 • 09:31 ATUALIZADO ÁS 13:33

O partido do presidente Jair Bolsonaro (PL) se consolidou, nestas eleições, com a maior bancada na Câmara dos Deputados. Houve crescimento de 76 para 99 deputados federais. A federação formada pelo PT, PC do B e PV têm o segundo maior número de parlamentares, 80.

cenário da nova Câmara repete a polarização política entre o bolsonarismo e petismo, iniciada ainda em 2018, quando o PSL, então sigla que abrigava Bolsonaro, elegeu 52 deputados frente 54 do PT. 

O União Brasil, partido que se originou da união entre PSL e DEM, elegeu a terceira maior bancada, 59. Os Progressistas de Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil de Bolsonaro, está em quarto lugar, 47.

Após as federações de 2022, haverá 20 partidos com representação na Câmara. O Podemos é o último partido com mais de 10 deputados eleitos. Os outros somam 28.

Atuação parlamentar

O tamanho das bancadas é fundamental na atuação parlamentar. As presidências das comissões e as vagas na Mesa Diretora são definidas a partir da proporcionalidade partidária, ou seja, as maiores legendas ou blocos ocupam os cargos mais importantes da Casa.


A composição da Casa também tem impacto direto na governabilidade do presidente eleito, já que ele terá de negociar a votação das pautas prioritárias com as legendas.


Financiamento

As bancadas também têm impacto direto no financiamento dos partidos, pois a maior fatia dos recursos do Fundo Partidário é repartida entre as legendas de acordo com a votação para deputado federal.


Bancadas maiores também recebem mais recursos do fundo especial que financia as campanhas eleitorais e do tempo de televisão.


INFORMAÇÕES DO SITE: https://www.band.uol.com.br/eleicoes/noticias/partido-de-bolsonaro-elege-99-deputados-na-camara-seguido-do-pt-com-80-16545565 



Nenhum comentário

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.