Comments System

Breaking News

Negócio, futebol, paixão e nossas contradições

 COPA DO  MUNDO

Negócio, futebol, paixão e nossas contradições

Por Nei Rios

Nei Rios, aposentado, comunista, ateu, feirense, torcedor dos Flus de Feira e do Rio e da Seleção Brasileira.

Que venha o hexa!

Eu não quero falar de você que não gosta e não saca nada de futebol e, como desdobramento, odeia Copa do Mundo.

Quero falar de você que gosta. Mas, por odiar a FIFA, não gosta da Copa do Mundo.

Não quero falar com você, que odeia a CBF, mas que curte todos os títulos de seu time, conquistados em eventos daquela Confederação.

Quero falar de você, que odeia o bolsonarismo e sente vergonha de usar, desfraldar as cores do Brasil.

Não quero falar com você que vai escolher outra Seleção para torcer, buscando aspectos técnicos e táticos.

Quero falar de você, que gosta de futebol e vai torcer por outra Seleção, pois a brasileira tem uma maioria bolsonarista, mas ignora o posicionamento político de cada um dos atletas daquela pela qual você vai torcer.

Quero falar de você que, falando de um lugar que acha ser o da esquerda, reclama, com razão, dos mais de 6 mil trabalhadores mortos nas obras da Copa do Qatar, mas que continua vibrando com os títulos do clube que matou meninos e que buscou barganhar com as famílias das vítimas para desembolsar menos dinheiro com os que perderam seus filhos.

Quero falar com você que vibra com os títulos conquistados pela gestão eficiente (!) de uma diretoria bolsonarista e por uma maioria de atletas adoradores do genocida. O que importa é quantos Mundiais de Clube, de Libertadores, de Copa do Brasil, de Recopa, de Sul-Americanas, de estaduais...

Quero falar com você que não torce pela Seleção Brasileira, baseado em discurso social, mas torce para times, cujas torcidas gritam palavras machistas, racistas e homofóbicas contra adversários.

Não, não quero falar com você que escolheu torcer para clubes que desenvolveram práticas democráticas de gestão ou que combateram o racismo.

Não quero falar com você que sacou que o futebol se transformou em um grande negócio, que torna 1% (número sem qualquer base científica) de seus praticantes em milionários, alterando sua condição social e, consequentemente, ideológica.

Quero falar com você que torce para clubes que jogavam pó-de-arroz em seus atletas para satisfazer ao racismo vigente...

Não falo com quem gosta DE FUTEBOL. Dos dribles.

Quero falar com você que, democrata de esquerda, concorda que quem realiza a maior façanha em uma partida, O GOL, e que não pode dançar, ou comemorar como quiser, extravasando sua alegria, pois ofende quem foi buscar a bola no fundo da rede e merece agressões físicas do derrotado e de seus fanáticos torcedores.

Quero falar com você que odeia a ideia de driblar, bater de três dedos, dar chapéu, dar caneta, ir e voltar com a bola, bater de chapa, pois humilha o adversário.

Quero falar com quem está deixando de gostar de futebol.

Não quero falar com quem curte futebol.

Quero falar com os que se dizem comunistas e que não vi torcendo para que a República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia do Norte, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã, fossem disputar a Copa. Ao contrário, sendo o Brasil verde-e-amarelo, escolheram outro capitalista, colonizador, ou imperialista para torcer.

Amanhã é a estreia da Seleção Brasileira. Respeito sua escolha. São diversos fatores que nos levam a escolher para quem torcemos. Não precisa ficar driblando nos argumentos. Sei das nossas, humanas contradições. Mas, permita que eu torça para o ainda melhor futebol do mundo.

Que venha o HEXAAAAAAAAA!

Nenhum comentário

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.