Comments System

Breaking News

EMANCIPAÇÃO DA CIDADE DE SAUBARA

 CIDADE

O amigo SÉRGIO LIMA faz uma homenagem ao povo de Saubara, Cabucu, Bom Jesus dos Pobres, Monte Cristo





13 de junho de 1989

Sua emancipação em 13 de junho de 1989 simboliza as aspirações e o desejo de liberdade de homens e mulheres saubarenses. Sua história é um emaranhado de lutas sociais, sendo uma das mais importantes as guerras pela independência política do Brasil em 1822 e 1823.

HISTÓRIA

Saubara é um município que constitui a região do Recôncavo baiano, à 20km de Santo Amaro da Purificação, 98km da capital Salvador e 38km de distância marítima pela Baía de Todos os Santos. A História deste lugar remonta um tempo antes mesmo da colonização portuguesa. Era uma terra habitada por indígenas tupis, de onde deriva seu nome que vem de saúvas.

Foto: Cais de Monte Cristo / Crédito: Gutemberg Suzarte


Sua emancipação em 13 de junho de 1989 simboliza as aspirações e o desejo de liberdade de homens e mulheres saubarenses. Sua história é um emaranhado de lutas sociais, sendo uma das mais importantes as guerras pela independência política do Brasil em 1822 e 1823. O Brasil lutava contra os lusitanos para ganhar autonomia política e econômica, um cenário de revoltas armadas se estendia nessa região e Saubara era o entreposto para o Rio Paraguaçu, onde defendia com fulgor o acesso para as demais cidades. Era o caminho que permitia o diálogo com outras cidades, além de abrigo dos soldados nativos.

Mas não foi somente as armas de fogo que estavam no jogo da independência brasileira, as estratégias de mulheres nativas também trouxeram a liberdade. As Caretas do Mingau foi uma estratégia de guerra onde mulheres saíam pela escuridão da madrugada, cobertas com panos brancos carregando panelas, assombrando os soldados portugueses. Era uma forma de despistar os soldados e levar além de comidas, armas e informações para os refugiados que se escondidos nas matas. Hoje se transforma em manifestação cultural pelas ruas da cidade recordando a contribuição brava dessas mulheres.

Revela-se nesse sentido, um povo articulador, de extrema inteligência, e desejos de uma liberdade que vai além dos limites físicos. É uma liberdade que transcende a existência humana.

A emancipação de Saubara em 13 de junho de 1989 é uma continuidade desse histórico de lutas pela liberdade, entendo como emancipação Saubara não se separa de Santo Amaro, ela fortalece e enriquece o território do Recôncavo baiano.

TURISMO

Além das Praias, o local é perfeito para passeios ecológicos e para a prática de esportes náuticos.

Foto:  Monte Cristo / crédito: Gutemberg Suzarte


A cidade de Saubara encanta os visitantes com a diversidade de atividades que oferece, reunidas nas praias de areias alvíssimas, falésias, áreas de manguezais e de Mata Atlântica, com rios e cascatas, além de simpáticos vilarejos de veraneio. A freguesia de São Domingos de Saubara foi uma das primeiras aglomerações urbanas que deu origem ao município de Santo Amaro.


Localizada no interior no Recôncavo Baiano, próxima à foz do Rio Paraguaçu, Saubara apresenta características paisagísticas diversificadas, passeios ecológicos e para a prática de esportes náuticos, como a canoagem. Nas praias, banhadas pelas águas tranquilas e mornas da Baía de Todos os Santos, os aventureiros arriscam manobras de jet ski, windsurfe e vela. As Praias de Saubara: Praia de Cabuçu, com águas mornas e calmas, apropriadas para a prática de esportes náuticos, como windsurfe, vela e canoagem, Cabuçu é um destino muito requisitado no verão. Como está situada num trecho próximo à Foz do Paraguaçu, suas águas mistas (mar e rio) são um verdadeiro berçário para varias espécies de crustáceos, peixes e mariscos. Passeios ecológicos de até 3 km podem ser feitos circulando as belezas do lugar.

Foto: Barco em Bom Jesus dos Pobres / Crédito: Gutemberg Suzarte

Foto: Entardecer em Bom Jesus dos Pobres / Crédito: Gutemberg Suzarte

A praia de Bom Jesus dos Pobres, próxima ao canal do Rio Paraguaçu, trecho de correntezas fortes, a praia exige cuidados para o banho em alguns trechos. A paisagem é marcada por manguezais e areias bastante extensas. Destaque para a Capela de Bom Jesus dos Pobres, do século XVII. A razoável infraestrutura local inclui um luxuoso resort.

Informações do repórter Gutemberg Suzarte para o site: GutembaNEWS obtidas do site: https://www.saubara.ba.gov.br/site/dadosmunicipais#cultura 



Nenhum comentário

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.