Comments System

Breaking News

DIA DO ORGULHO LGBTQIA+

 INCLUSÃO

Dia do Orgulho LGBTQIA+: conheça a origem da data, celebrada em 28 de junho


Entenda como os confrontos entre manifestantes e policiais na "rebelião de Stonewall" se tornaram um símbolo de resistência na comunidade LGBT.

27/06/2023 03h29  


Em todo o mundo, o dia 28 de junho é considerado o Dia do Orgulho LGBTQIA+ (ou ainda LGBTQIAPN+). Durante todo o mês, eventos e paradas celebram as vitórias históricas e reforçam a luta para garantir os direitos da comunidade. Mas você sabe como e quando surgiu a data? O período faz referência a um movimento que aconteceu nos anos 1960 em Nova York, e ficou conhecido como a "revolta de Stonewall".

Em 1969, o Stonewall Inn, no boêmio Greenwich Village, era um dos mais conhecidos bares gays de Nova York, ponto de encontro dos marginalizados da sociedade. Àquela época, as relações entre pessoas do mesmo sexo eram consideradas crime em quase todos os estados americanos — em Nova York, a homossexualidade só deixou de ser criminalizada nos anos 1980.

Na madrugada do dia 28 de junho, o bar, alvo de frequentes batidas policiais, foi invadido pela terceira vez na mesma semana, sob a alegação de que a venda de bebida alcoólica era proibida ali. Funcionários e frequentadores, muitos deles travestis e drag queens, foram presos e agredidos. Dessa vez, no entanto, a violenta abordagem gerou uma reação dos presentes: depois de uma noite tensa de conflitos, parte da comunidade LGBTQIA+ foi às ruas protestar nos arredores do Stonewall Inn, demonstrando orgulho de ser quem eram e confrontando a polícia.


As manifestações duraram seis dias, mobilizando milhares de pessoas em diversos pontos da cidade, fazendo com que o ativismo pelos direitos LGBTQIA+ ganhasse o debate público e as ruas. Nos anos seguintes, a data foi relembrada em manifestações em diversas cidades do país, dando origem à primeira marcha de Orgulho Gay, em 1970, e às paradas LGBT como conhecemos hoje por todo o mundo. Em 2015, o bar foi declarado monumento histórico da cidade pela Prefeitura de Nova York e, um ano depois, decretado o primeiro monumento nacional aos direitos da comunidade pelo ex-presidente Barack Obama.


Informações do site parceiro: ttps://oglobo.globo.com/rioshow/noticia/2023/06/dia-do-orgulho-lgbtqia-conheca-a-origem-da-data-celebrada-em-28-de-junho.ghtml


Aproveitando o dia INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBTQI+ o amigo SÉRGIO LIMA fez uma saudação em respeito a todos e todas.





Com informações do repórter Gutemberg Suzarte para o site GutembaNEWS.


Nenhum comentário

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.