Comments System

Breaking News

DESMATAMENTO NA AMAZONIA

 Valor arrecadado pelo governo com multas por crimes ambientais na Amazônia é o menor em 21 anos

Nos dois primeiros anos da gestão Bolsonaro, valor caiu 93% em relação à média dos quatro anos anteriores. Especialistas apontam mudança adotada pelo Ibama no trâmite das multas como um dos fatores.

19/07/2021 14h34  
é o menor dos últimos 21 anos.

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conseguiram os dados das multas por meio da Lei de Acesso à Informação.

O resultado da pesquisa foi publicado nesta segunda-feira (9) pelo jornal "O Estado de S. Paulo". E mostra que, nos dois primeiros anos da gestão do presidente Jair Bolsonaro, o número de multas ambientais pagas na Amazônia caiu 93% na comparação com a média dos quatro anos anteriores. A TV Globo também teve acesso à pesquisa.


As multas pagas são de infrações relacionadas a desmatamentos na região. Foram analisados dados desde o ano 2000.

Os valores arrecadados em 2019 e 2020 são os mais baixos da série histórica, segundo a pesquisa feita a partir de dados oficiais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

2013 foi o ano com a maior valor pago: quase R$ 25 milhões. De lá para cá, os valores pagos oscilaram. E, no governo Bolsonaro, sofreram uma queda brusca: no ano passado, chegou a apenas R$ 66 mil. Em 2020, apenas 13 autos de infração foram pagos.

Um dos motivos da queda, segundo os pesquisadores, foi a etapa de audiência de conciliaçãoque o Ibama criou em 2019, mas que só começou a funcionar neste ano.

Nesse período, os números de destruição ambiental deram um sinal de alerta para investidores internacionais. 

Na gestão do então ministro Ricardo Salles, o desmatamento cresceu 9,5% na Amazônia, entre agosto de 2019 e julho de 2020, de acordo com o Instituto Nacional Pesquisas Espaciais (Inpe). A área desmatada chegou a quase 11 mil quilômetros quadrados, o maior desde 2008.

Leiam mais em: https://g1.globo.com/natureza/amazonia/noticia/2021/07/19/valor-arrecadado-pelo-governo-por-multas-de-crimes-ambientais-na-amazonia-e-o-menor-em-21-anos.ghtml

Nenhum comentário

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.