Comments System

Breaking News

ESPIONAGEM

 

Um presidente grudado no celular, vulnerável à espionagem

23 JUL 2021 - 17:54 ATUALIZADO EM 26 JUL 2021 – 18:30

As revelações sobre a suposta vigilância do telefone de Emmanuel Macron pelo Marrocos abrem um debate sobre a possível fragilidade dos líderes no uso de suas comunicações

Como milhões de adultos em todo o mundo, muitos chefes de Estado e de Governo vivem grudados nas telas, em telefones celularesDonald Trumppresidente dos Estados Unidos até janeiro passado e usuário compulsivo da rede social Twitter, pode ser o exemplo mais extremo, mas não é o único.

Emmanuel Macronque supostamente figura em uma lista de alvos da espionagem telefônica dos serviços secretos marroquinos, não pode viver sem seus dispositivos móveis. De acordo com o Le Monde, ele tem pelo menos quatro.

O presidente francês possui dois iPhones que usa para conversas e mensagens privadas ou profissionais , mas oficialmente não secretas. Possui também um modelo denominado CryptoSmart: um Samsung com segurança reforçada que permite fazer ligações e enviar mensagens de texto criptografadas, embora para isso o receptor deva ter o mesmo modelo. E, por último, segundo o jornal francês, dispõe de um Teorem, “um telefone ultrasseguro” fabricado pela empresa francesa Thalès que, sendo “pesado, complexo e muito incômodo, só se destina às comunicações mais sensíveis da República, protegidas como [os graus de classificação] confidencial-defesa e segredo-defesa”.

Fonte: ttps://brasil.elpais.com/internacional/2021-07-23/um-presidente-grudado-no-celular-vulneravel-a-espionagem.html


Nenhum comentário

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.