Comments System

Breaking News

Debate sobre Política Energética e o Desenvolvimento Econômico e Social

 SOCIEDADE

Debate sobre Política Energética e o Desenvolvimento Econômico e Social

01/06/2022 ás 15:47


A Câmara dos Deputados realiza comissão geral sobre a política energética e o desenvolvimento econômico e social do País.

O presidente em exercício Deputado Zé Neto (PT-BA), abriu a sessão da Comissão lendo um discurso do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), saudando-o pela inciativa em formar esse debate sobre Política Energética e o Desenvolvimento Econômico e Social, diz o seguinte:

“Senhoras e senhores transformo agora essa sessão plenária da Câmara dos Deputados em para que os nobres parlamentares e demais convidados possam debater a política energética e o nosso desenvolvimento econômico e social. Aproveito a oportunidade para saudar a iniciativa do Deputado Zé Neto apoiada por diversos líderes partidários e outros membros dessa casa. As comissões gerais realizadas para discussões de grandes temas de interesse social como a que ora promovemos são de muito proveito para nós, Uma vez que representa uma oportunidade sempre valiosa de ouvir e debater com representantes as sociedade civil, dessa forma, capacitamos para adotar as melhores estratégias na superação de enormes desafios”. Trecho do discurso de Arthur Lira.

O autor do requerimento que é o Deputado Zé Neto falou em seguida:

O deputado começou a sua fala saudando o Sr. Presidente Deputado Alencar(PT-SP) que ora está em exercício o logo após saudou Deyvid que representa a Federação Única dos Petroleiros (FUP), e que representa e muito a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobras por uma política energética adequada para o Brasil e acima de tudo pela nossa soberania nacional e pelo nosso potencial energético.

Saudar também aqui presente as delegações da Eletrobras e dizer que nesse momento eu quero saudar a presença dos parlamentares que ora vão chegando a casa e que alguns já estão inscritos para fazer suas manifestações durante a nossa comissão geral.

Continua a sua fala:

“Essa comissão geral nasce perante uma dificuldade para o nosso país, e o que fez desencadear esse chamamento foi exatamente a necessidade de apurarmos o que é que está acontecendo primeiro com o setor energético no Brasil.

Depois a gente já vem vivendo há algum tempo com a situação absurda da dolarização dos preços dos combustíveis, da venda fatiada da Petrobras, e do desmonte do nosso potencial produtivo fazendo com que o Brasil esteja exportando o petróleo bruto e buscando o refinamento lá no exterior.

E para agravar ainda mais a situação energética vimos por meses os nossos reservatórios com condições de fornecer energia elétrica por parte das nossas Hidroelétricas e as termoelétricas continuavam a funcionar em uma condição totalmente anacrônica sem qualquer sentido.

O deputado continuou a sua fala pontuando que as termoelétricas tinham a sua bandeira “vermelha” e que em Sobradinho os reservatórios cheios e no Brasil inteiro o que se viu foi as termoelétricas funcionando para suprir energia elétrica quando sabíamos que as Hidroelétricas tinham energia suficiente para suprir o Brasil.

Em relação aos preços dos combustíveis é outra situação que nesse mesmo período vimos os preços tomar proporções inacreditáveis”.

Veja o pronunciamento completo do Deputado Zé Neto no:

"As mudanças energéticas e a transição para uma economia de baixo carbono estão em discussão no mundo todo, porém, no Brasil, ainda convivemos com problemas”.

 Nesta quarta-feira, dia 1°de junho, diretores da Federação Única dos Petroleiros e pesquisadores do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (INNEP) participam de duas audiências públicas e uma Comissão Geral em Brasília.

 É a continuação da jornada de lutas da Brigada Petroleira contra a entrega do patrimônio público e em defesa da soberania nacional além chamar atenção para a questão dos preços abusivos dos combustíveis.

 O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar participa AGORA do debate sobre Política Energética e o Desenvolvimento Econômico e Social na Comissão Geral no Plenário da Câmara.

Debatedores

 Foram convidados para discutir o assunto:

– a pesquisadora do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis(Ineep), Isadora Caminha Coutinho;
– o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar;
– a economista e professora da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Clarice Ferraz;
– o ex-consultor legislativo da Câmara Paulo César Ribeiro Lima;
– o diretor para assuntos jurídicos do Sindicato dos Eletricitários de Furnas (Sindefurnas), Renato Fernandes;
– o representante da Federação Nacional dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente Tiago Bittencourt Vergara;
– a advogada Elisa Oliveira Alves;
– o representante do Coletivo Nacional dos Eletricitários Victor Rodrigues da Costa;
– o representante do Conselho Nacional de Eletricitários (CNE) Fabiola Latino Antezana.

Informações do repórter Gutemberg Suzarte para o site: www.gutembanews.com.br

 

 

Nenhum comentário

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.